Perguntas Frequentes (FAQ)

A FAQ, iniciais da expressão em inglês Frequently Asked Questions, significa Perguntas Respondidas Frequentemente, ou simplesmente Perguntas Frequentes. O termo resume um conglomerado de informações usadas para o autoatendimento.

O principal objetivo das Perguntas Frequentes é facilitar a vida de quem acessa o Site ou Portal da Transparência. A FAQ serve para tirar dúvidas e informar sobre os assuntos que mais impactam um determinado público. Na FAQ são encontrados os temas que causam maior problema para usuários e, por consequência disso, maior esforço da equipe de atendimento.

Portanto, as funções da FAQ ficam divididas em duas partes principais:

  • Informar sobre assuntos mais procurados;
  • Aliviar o trabalho da equipe de atendimento;

Qual a diferença entre valor empenhado, valor liquidado e valor pago?

Valor empenhado é o valor que a entidade reservou para efetuar um pagamento planejado. O empenho ocorre, por exemplo, após a assinatura de um contrato para prestação de serviço. Neste caso, quando o serviço for executado, o valor é liquidado, e quando o prestador do serviço de fato receber o valor, ele é considerado valor pago.

Com que frequência ocorre a atualização dos dados?

O processo de atualização ocorre diariamente e, de acordo com o decreto 7.185/2010, a divulgação em tempo real se refere a divulgação das informações em meio eletrônico de amplo acesso até o primeiro dia útil subsequente a data do registro contábil no Sistema de Gestão da Entidade.

Onde posso encontrar informações sobre Concursos Públicos e Testes Seletivos?

As informações sobre concursos públicos e testes seletivos podem ser encontrados no menu Pessoal no Portal da Transparência.

Onde posso encontrar informações sobre Conselhos Municipais

Todas as informações sobre conselhos municipais podem ser encontradas no Portal da Transparência no menu Conselhos Municipais.

Como sei quais Consórcios Públicos o Município participa?

No Portal da Transparência existe o menu Consórcios Públicos com a lista de todos os consórcios públicos em que o município é participante para acesso aos sites e portais de transparência de cada consórcio.

Onde encontro informações sobre Licitações e Contratos

As informações sobre licitações e contratos no menu Administração do Portal da Transparência.


Gestor do Portal da Transparência: Fabio Zanela

Endereço: Rua Cândido Merlo, 290 Centro, CEP: 85515-000

Expediente: 08h às 12h – 13h30min às 17h30min

E-mail: transparencia@bssul.pr.gov.br

Telefone: 46-3234-1135