Notícias

Autor: Anderson

RESULTADO DA COLETA DE SANGUE NO MUNICÍPIO DE BOM SUCESSO DO SUL

DOE SANGUE! DOE VIDA!

Na última terça feira, 14 de agosto, foi realizada coleta de sangue no departamento municipal de saúde, essa coleta é realizada duas vezes por ano, pela equipe do Hemocentro de Pato Branco.

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue.

A Chefe da Divisão a Programas de Saúde de Bom Sucesso do Sul, Saliane Pegoraro, salienta a importância da doação em nosso município: “Se algum morador de Bom Sucesso do Sul precisar de transfusão sanguínea, temos sangue armazenado para ser utilizado, esse sangue que é coletado passa por vários exames, uma amostra é mandado para Curitiba para análise, após todo esse processo, se o sangue for bom para uso, já fica disponível para os hospitais que precisarem, as demais amostras que estiverem com algum problema são descartadas”, enfatizou Saliane.

Compareceram para coleta 105 doadores, sendo que 97 passaram pela primeira triagem, na segunda triagem do questionário, acabou desclassificando 23 doadores e 01 por problemas hematológicos, portanto foram 73 doadores aptos, 73 bolsas coletadas.

Doar sangue é um gesto de cidadania e humanismo, mas muitas pessoas passam despercebidas do propósito dessa ação até sentir na pele a necessidade de receber uma transfusão de sangue. … É importante saber que uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.