ITP – Índice de Transparência TCE\PR

Matriz Comum
Item Critério Exigibilidade Link
1 Informações Prioritárias
1.1 O ente possui sítio oficial e/ou portal da transparência próprio ou compartilhado na internet? Essencial
1.2 O site contém ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação? Obrigatória
Transparência Ativa
2 Informações Institucionais
2.1 Registro das competências Obrigatória
2.2 Estrutura organizacional Obrigatória
2.3 Endereços Obrigatória
2.4 Telefone da Unidade Obrigatória
2.5 Horário de atendimento Obrigatória
2.6 Perguntas e respostas mais frequentes Obrigatória
2.7 Canal de Comunicação com cidadão do tipo ‘Fale Conosco’, que permite ao interessado comunicar-se com órgão por via eletrônica ou telefônica Obrigatória
2.8 Identificação dos responsáveis Recomendada
3 Receita
3.1 Natureza da receita Essencial

3.2 Previsão dos valores da receita Essencial
3.3 Valores da arrecadação, inclusive recursos extraordinários Essencial
3.4 Ferramenta de pesquisa específica (que permite pesquisar dentro deste conjunto de informações, possibilitando filtros específicos) Obrigatória
3.5 Gravação de relatórios em diversos formatos Obrigatória
3.6 Existência de informações atualizadas (tempo real) Essencial
3.7 Existência de histórico das informações (pelo menos 3 anos) Essencial
3.8 Apresenta informações sobre transferências federais, estaduais e municipais:
3.8.1 com indicação do valor recebido Essencial
3.8.2 com indicação da origem dos recursos Essencial
3.8.3 com indicação da data do repasse Essencial
4 Despesa
4.1 Número e o valor de empenho, liquidação e pagamento Essencial






4.2 Classificação orçamentária, especificando a unidade orçamentária, a função, a subfunção, a natureza da despesa e a fonte dos recursos Essencial
4.3 Pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento Essencial
4.4 Procedimento licitatório, bem como a sua dispensa ou inexigibilidade Essencial
4.5 Bem fornecido ou serviço prestado Essencial
4.6 Ferramenta de pesquisa específica (que permita pesquisar dentro deste conjunto de informações, possibilitando filtros específicos) Obrigatória
4.7 Gravação de relatórios em diversos formatos Obrigatória
4.8 Existência de informações atualizadas (tempo real) Essencial
4.9 Existência de histórico das informações (pelo menos 3 anos) Essencial
4.10 Apresenta informações sobre transferências realizadas:
4.10.1 com indicação do valor concedido Essencial
4.10.2 com indicação de beneficiário Essencial
4.10.3 com indicação da data do repasse Essencial
4.11 Publicação da ordem cronológica de pagamentos das obrigações da entidade ITP
5 Recursos Humanos
5.1 Relação dos servidores Essencial

5.2 Indicação de cargo e/ou função desempenhada por cada servidor Essencial
5.3 Indicação da lotação de cada servidor Recomendada
5.4 Há divulgação, atualizada há no máximo 60 dias, da remuneração individualizada e detalhada constando nome e cargo dos agentes públicos, incluindo servidores efetivos, comissionados, temporários e agentes políticos? Essencial
5.5 Tabela com o padrão remuneratório dos cargos e funções Essencial
5.6 Existência de informações atualizadas há no máximo 60 dias Essencial
5.7 Existência de histórico das informações (pelo menos 3 anos) Essencial
5.8 Há ferramenta de pesquisa por nome de servidor na área dedicada à folha de pagamento? ITP
5.9 Há divulgação atualizada há no máximo 60 dias do nome dos funcionários cedidos e recepcionados? ITP
6 Diárias
6.1 Nome do beneficiário Essencial
6.2 Cargo do beneficiário Essencial
6.3 Número de diárias usufruídas por afastamento Essencial
6.4 Período de afastamento Essencial
6.5 Motivo do afastamento Essencial
6.6 Local de destino Essencial
6.7 Tabela ou relação que explicite os valores das diárias dentro do Estado, fora do Estado e fora do país, conforme legislação local Essencial
6.8 Há divulgação atualizada há no máximo 60 dias das despesas relativas a viagens por nome de favorecido? Essencial
6.9 Existência de histórico das informações (pelo menos 3 anos) Essencial
6.10 Existência de ferramenta de pesquisa que permita a exportação de dados (ex. .xlsx, .csv etc.) ITP
7 Licitações, Dispensas, Inexigibilidades e Atas de Adesão – SRP
7.1 Íntegra dos editais de licitação Essencial
7.2 Íntegra das Dispensas Essencial
7.3 Íntegra das Inexigibilidades Essencial
7.4 Íntegra da ata de adesão – SRP Essencial
7.5 Resultado dos editais: (indica vencedor) Essencial
7.6 Resultado dos editais: (indica valor) Essencial
7.7 Ferramenta de pesquisa específica (que permita pesquisar dentro deste conjunto de informações, possibilitando filtros específicos) Obrigatória
7.8 Gravação de relatórios em diversos formatos Obrigatória
7.9 Existência de informações atualizadas (há no máximo 60 dias) Essencial
7.10 Existência de histórico das informações (pelo menos 3 anos) Essencial
7.11 Os editais e anexos estão disponíveis a todos, sem que seja necessária identificação ou registro ITP
7.12 O texto no interior do arquivo é pesquisável ITP
7.13 Há divulgação das propostas e dos lances de todos licitantes na íntegra, inclusive anexos ITP
7.14 A entidade tem dado preferência para a utilização do Pregão eletrônico em relação ao presencial. Critério: quantidade de PE > PP; ITP Em 2023
PE: 17 > PP: 06
7.15 Inserção de exigência de publicação do processo licitatório na íntegra, cf. lei estadual 19.581/2018. ITP
7.16 Inserção de avaliação da gravação ou não das sessões de licitação, cf. boa prática apresentada na lei estadual 19.447/2018. ITP
8 Contratos e Parcerias
8.1 Contratos na íntegra e termos aditivos Obrigatória
8.2 Indicação do Fiscal do Contrato (ou do convênio/parceria) Obrigatória
8.3 Existência de informações atualizadas há no máximo 60 dias Obrigatória
8.4 Existência de histórico das informações (pelo menos 3 anos) Obrigatória
8.5 Se existirem, convênios, termos de fomento, de colaboração e de parceria e contratos de gestão na íntegra, inclusive termos aditivos e planos de trabalho. ITP
8.6 A administração pública mantém a relação das parcerias celebradas e dos respectivos planos de trabalho, até cento e oitenta dias após o respectivo encerramento. ITP
9 Relatório de Gestão Fiscal (RGF)
9.1 Publica o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) dos últimos 6 meses Essencial
9.2 Existência de histórico das informações (três anos) Obrigatória
9.3 Há divulgação de dados gerais para acompanhamento dos resultados de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades? ITP
Transparência Passiva
10 Serviço de Informações ao Cidadão – SIC (Físico)
10.1 Há possibilidade de envio de pedidos de informação de forma física (e­SIC) Obrigatória
10.2 indicação da unidade/setor físico responsável pelo SIC Obrigatória
10.3 indicação de endereço físico do SIC Obrigatória
10.4 indicação de telefone do SIC Obrigatória
10.5 indicação dos horários de funcionamento do SIC Obrigatória
11 Serviço de Informações ao Cidadão e-SIC (Eletrônico)
11.1 Há possibilidade de envio de pedidos de informação de forma eletrônica (e­SIC) Obrigatória
11.2 Apresenta possibilidade de acompanhamento posterior da solicitação Obrigatória
11.3 “A solicitação por meio do e­SIC é simples, ou seja, sem a exigência de itens de identificação do requerente que dificultem ou impossibilitem o acesso à informação, tais como: envio de documentos, assinatura reconhecida, declaração de responsabilidade, maioridade. *A exigência de cadastro prévio não configura dificuldade ou impossibilidade o acesso à informação.” Obrigatória
11.4 Instrumento normativo local que regulamente a LAI Recomendada
11.5 O ente publica relatório anual estatístico contendo a quantidade de pedidos de acesso recebidos, atendidos, indeferidos, bem como informações genéricas sobre os solicitantes. Obrigatória
11.6 Existe rol das informações que tenham sido desclassificadas nos últimos 12 (doze) meses Obrigatória
11.7 Existe rol de documentos classificados em cada grau de sigilo, com identificação para referência futura Obrigatória
12 Acessibilidade
12.1 Contém símbolo de acessibilidade em destaque Obrigatória
12.2 Exibição do “caminho” de páginas percorridas pelo usuário Obrigatória
12.3 Opção de alto contraste Obrigatória
12.4 Redimensionamento de texto Obrigatória
12.5 Mapa do site Obrigatória
12.6 Teclas de atalho Obrigatória
12.7 Existe página contendo respostas a questões mais frequentes (FAQ) no site? ITP
12.8 Está disponível no site ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação? ITP
Boas Práticas
13 Carta de Serviços aos Usuários
13.1 Participação em redes sociais (Critério: pelo menos uma) Recomendada
13.2 Existe Ouvidoria com possibilidade de interação via internet Recomendada
13.3 Divulga Carta de Serviços ao Usuário Recomendada
13.4 Está disponível a escala dos profissionais da saúde, por unidade ITP
13.5 Constam o nome, cargo e horário de atendimento dos profissionais da saúde ITP
13.6 Há divulgação sobre quem compõe o Conselho Municipal de Saúde, onde e quando são realizadas suas reuniões, bem como são disponibilizadas suas atas ITP
13.7 Está disponível o cardápio da alimentação escolar e pré-escolar (CMEI) pré-estabelecido para o mês vigente ITP
13.8 Está disponível o número de vagas existentes e ocupadas em cada unidade escolar, bem como a lista de espera ordenada ITP
13.9 Há divulgação sobre quem compõe o Conselho Municipal de Educação, onde e quando são realizadas suas reuniões, bem como são disponibilizadas suas atas ITP
Matriz Específica: Poder Executivo
14 Instrumentos da Gestão Fiscal e do Planejamento
14.1 Existência de PPA (Lei do Plano Plurianual) Essencial
14.2 Existência do Anexo do PPA Essencial
14.3 Existência de LDO (Lei do Diretrizes Orçamentárias) Essencial
14.4 Existência do Anexo da LDO Essencial
14.5 Existência de LOA (Lei Orçamentária) Essencial
14.6 Existência do Anexo da LOA Essencial
14.7 Parecer prévio do TCE Essencial
15 Relatórios Referentes à Transparência da Gestão Fiscal
15.1 A prestação de contas (Relatório Circunstanciado) do ano anterior Essencial
15.2 Existência de histórico das informações (três anos) Obrigatória
15.3 Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) dos últimos 6 meses Essencial
15.4 Existência de histórico das informações (três anos) Obrigatória
16 Boas Práticas
16.1 Divulga informações sobre Renúncias Fiscais Recomendada
16.2 Divulga o Plano Municipal de Saúde Recomendada
16.3 Divulga o Plano Municipal de Educação Recomendada
16.4 Divulga o Relatório de gestão municipal/estadual de saúde Recomendada

Gestor do Portal da Transparência: Fabio Zanela

Endereço: Rua Cândido Merlo, 290 Centro, CEP: 85515-000

Expediente: 08h às 12h – 13h30min às 17h30min

E-mail: transparencia@bssul.pr.gov.br

Telefone: 46-3234-1135

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