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Desde de fevereiro deste ano, Jocemir Claro, educador do Grupo 5 do Centro Municipal de EducaΓ§Γ£o Infantil (Cmei) VovΓ³ Helena, desenvolve com os seus 21 alunos o projeto βCidade tambΓ©m Γ© campo: Cores, aromas e sabores! β.
A iniciativa Γ© um dos vΓ‘rios trabalhos de instituiΓ§Γ΅es paranaenses de ensino inscritos no Agrinho, maior programa/concurso de responsabilidade social do Sistema Faep, como objetivo de levar informaΓ§Γ΅es sobre saΓΊde, bem como seguranΓ§a pessoal e ambiental.
βO Cmei faz parte de vΓ‘rios projetos durante o ano letivo. E o βCidade tambΓ©m Γ© campo: Cores, aromas e sabores!β faz parte do Agrinho. Como nesse ano o tema Γ© direcionado Γ cidade e o campo, sentimos a necessidade de trabalhar um tema curioso, que despertasse interesse nas crianΓ§as e surgiu o nosso projeto, que consiste na elaboraΓ§Γ£o de uma hortaβ, justifica Claro.
Ele conta que, a princΓpio, foi trabalhado com as crianΓ§as os aromas, sabores e temperos. Depois eles comeΓ§aram a pΓ΄r a mΓ£o na massa. βTivemos o apoio da Prefeitura, que forneceu o espaΓ§o, os equipamentos, as sementes, as mudas, alΓ©m de um instrutor, que nos auxiliou na elaboraΓ§Γ£o dos canteiros, tendo em vista que as crianΓ§as tΓͺm cinco anos de idade. EntΓ£o, primando pela seguranΓ§a deles, houve esse suporteβ.
A princΓpio, os alunos plantaram dois tipos de alface. Aos poucos foram expandindo a produΓ§Γ£o, sendo que a estrutura hoje tem 18×50 metros e conta ainda com couve, chicΓ³ria, vΓ‘rios legumes e chΓ‘s (capim cidreira, camomila e hortelΓ£)
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Os produtos nΓ£o atendem apenas ao Cmei, que possui cerca de 160 crianΓ§as. Mas tambΓ©m Γ Escola Municipal IrmΓ£ Neli e Γ APAE Bom Sucesso do Sul.
βComo temos uma alimentaΓ§Γ£o variada, com acompanhamento de nutricionista, a variedade de produtos que temos na horta nΓ£o Γ© o suficiente; se faz necessΓ‘ria a aquisiΓ§Γ£o de outros produtos pela Prefeitura junto aos agricultores. Mas embora o projeto seja recente, creio que 20% do que Γ© consumido, Γ© plantado e colhido aqui. Com o tempo deve dobrar e triplicar esse nΓΊmeroβ, estima Claro, completando que a ideia Γ© que outras turmas, inclusive das outras escolas, passem a participar do projeto.
A Diretora do Departamento de EducaΓ§Γ£o, Elisana Pilonetto, acrescenta inclusive que βa intenΓ§Γ£o Γ© que esses alimentos nΓ£o fiquem somente para a merenda escolar, mas se estendam para a Festa do LeitΓ£o Desossado, tradicional em nosso municΓpio. Como futuramente teremos uma produΓ§Γ£o grande e temos tambΓ©m a agricultura familiar, que alguns alimentos jΓ‘ estΓ£o inseridos na merenda, em parceria com a Emater, o prefeito Nilson Feversani teve a ideia que fosse plantado algo para a Festa do LeitΓ£o, aproveitando esse espaΓ§o bom que temos aquiβ.
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O projeto foi tΓ£o bem aceito pelos alunos, que eles se mobilizaram para que seus pais tambΓ©m instalassem hortas em suas casas. βFoi muito importante para a nossa escola, pois fez com que as famΓlias participassem mais. Os pais enviam fotos pelo WhatsApp, mostrando que as crianΓ§as os incentivam a ter hortas em suas casas. EntΓ£o estΓ‘ sendo bem gratificante esse projetoβ, avalia a diretora do Cmei, Mariana Dalponte AndrΓ©.
Uma das alunas Γ© a Bianca, que estuda no Cmei desde os trΓͺs anos de idade. βNΓ³s tΓnhamos uma pequena horta antes. Mas, com essa iniciativa do professor, a nossa filha nos incentivou para que ampliΓ‘ssemos. Colocamos calcΓ‘rio e aduboβ, conta a mΓ£e da Bianca, Araceli Viniarski Dubena.
Γber Eleandro Dubena, pai da Bianca, acrescenta que, antes era difΓcil da filha consumir verduras e legumes. βComia pouca coisa, mas depois que ela teve a participaΓ§Γ£o na horta, inclusive auxiliando na que temos em casa, comeΓ§ou a aprender e gostarβ.
Elisandra Roberto, mΓ£e da aluna Maria LuΓsa, tambΓ©m aprovou o projeto. βΓ uma fase difΓcil de fazer as crianΓ§as comerem verduras e legumes, que sΓ£o tΓ£o importantes para a saΓΊde. Assim, vendo outras crianΓ§as comerem, tambΓ©m se estimulam a se alimentar de forma saudΓ‘velβ.
Ela conta que a filha antes nΓ£o gostava de cenoura. βAgora quer suco de laranja com cenoura, cenoura ralada, enfim, Γ© algo que ela passou a gostar apΓ³s o projetoβ, comemora, acrescentando: βAlΓ©m disso, as crianΓ§as chegaram em casa, incentivando os pais a fazerem a horta. LΓ‘ em casa, por exemplo, jΓ‘ tΓnhamos uma horta, mas agora Bianca puxa a orelha para ter algo plantado, ajuda a cuidar. EntΓ£o Γ© um projeto super vΓ‘lido, o professor estΓ‘ de parabΓ©nsβ.
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O instrutor continua auxiliando na manutenΓ§Γ£o da horta. JΓ‘ as crianΓ§as tΓͺm um cronograma e se dedicam duas a trΓͺs vezes por semana para cuidar das suas plantaΓ§Γ΅es.
βTiram os matos, misturam e regam a terra. O interessante Γ© que, alΓ©m da alimentaΓ§Γ£o, de incentivarem seus pais, esse projeto tem contribuΓdo ainda em relaΓ§Γ£o ao comportamento das crianΓ§as em sala. Ao ter um olhar mais cuidadoso ao mexer com as plantas, faz com que se tornem mais calmos. Assim, vΓ£o aprendendo com as plantas, atΓ© essa questΓ£o dos sentimentosβ, destaca o professor.
Claro ainda disse que, dos 21 alunos, dois ou trΓͺs tinham horta em casa, antes do projeto. βHoje, pelos relatos, sΓ£o 18 famΓlias que tΓͺm hortas em suas casasβ.
Outro fato curioso, segundo o docente Γ© em relaΓ§Γ£o ao consumo. A maioria dos alunos nΓ£o gostava ou nΓ£o comia verduras e legumes. βHoje, pelo menos um dos alimentos que eles produzem, eles consomem. Isso Γ© muito gratificante, porque vimos que os objetivos foram alcanΓ§adosβ.
Fonte/Apoio: DiΓ‘rio do Sudoeste β Paloma Stedile
https://www.diariodosudoeste.com.br/notβ¦/cultivando-o-futuro