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Desde de fevereiro deste ano, Jocemir Claro, educador do Grupo 5 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) VovΓ³ Helena, desenvolve com os seus 21 alunos o projeto βCidade tambΓ©m Γ© campo: Cores, aromas e sabores! β.
A iniciativa é um dos vÑrios trabalhos de instituiçáes paranaenses de ensino inscritos no Agrinho, maior programa/concurso de responsabilidade social do Sistema Faep, como objetivo de levar informaçáes sobre saúde, bem como segurança pessoal e ambiental.
βO Cmei faz parte de vΓ‘rios projetos durante o ano letivo. E o βCidade tambΓ©m Γ© campo: Cores, aromas e sabores!β faz parte do Agrinho. Como nesse ano o tema Γ© direcionado Γ cidade e o campo, sentimos a necessidade de trabalhar um tema curioso, que despertasse interesse nas crianΓ§as e surgiu o nosso projeto, que consiste na elaboração de uma hortaβ, justifica Claro.
Ele conta que, a princΓpio, foi trabalhado com as crianΓ§as os aromas, sabores e temperos. Depois eles comeΓ§aram a pΓ΄r a mΓ£o na massa. βTivemos o apoio da Prefeitura, que forneceu o espaΓ§o, os equipamentos, as sementes, as mudas, alΓ©m de um instrutor, que nos auxiliou na elaboração dos canteiros, tendo em vista que as crianΓ§as tΓͺm cinco anos de idade. EntΓ£o, primando pela seguranΓ§a deles, houve esse suporteβ.
A princΓpio, os alunos plantaram dois tipos de alface. Aos poucos foram expandindo a produção, sendo que a estrutura hoje tem 18×50 metros e conta ainda com couve, chicΓ³ria, vΓ‘rios legumes e chΓ‘s (capim cidreira, camomila e hortelΓ£)
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Os produtos não atendem apenas ao Cmei, que possui cerca de 160 crianças. Mas também à Escola Municipal Irmã Neli e à APAE Bom Sucesso do Sul.
βComo temos uma alimentação variada, com acompanhamento de nutricionista, a variedade de produtos que temos na horta nΓ£o Γ© o suficiente; se faz necessΓ‘ria a aquisição de outros produtos pela Prefeitura junto aos agricultores. Mas embora o projeto seja recente, creio que 20% do que Γ© consumido, Γ© plantado e colhido aqui. Com o tempo deve dobrar e triplicar esse nΓΊmeroβ, estima Claro, completando que a ideia Γ© que outras turmas, inclusive das outras escolas, passem a participar do projeto.
A Diretora do Departamento de Educação, Elisana Pilonetto, acrescenta inclusive que βa intenção Γ© que esses alimentos nΓ£o fiquem somente para a merenda escolar, mas se estendam para a Festa do LeitΓ£o Desossado, tradicional em nosso municΓpio. Como futuramente teremos uma produção grande e temos tambΓ©m a agricultura familiar, que alguns alimentos jΓ‘ estΓ£o inseridos na merenda, em parceria com a Emater, o prefeito Nilson Feversani teve a ideia que fosse plantado algo para a Festa do LeitΓ£o, aproveitando esse espaΓ§o bom que temos aquiβ.
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O projeto foi tΓ£o bem aceito pelos alunos, que eles se mobilizaram para que seus pais tambΓ©m instalassem hortas em suas casas. βFoi muito importante para a nossa escola, pois fez com que as famΓlias participassem mais. Os pais enviam fotos pelo WhatsApp, mostrando que as crianΓ§as os incentivam a ter hortas em suas casas. EntΓ£o estΓ‘ sendo bem gratificante esse projetoβ, avalia a diretora do Cmei, Mariana Dalponte AndrΓ©.
Uma das alunas Γ© a Bianca, que estuda no Cmei desde os trΓͺs anos de idade. βNΓ³s tΓnhamos uma pequena horta antes. Mas, com essa iniciativa do professor, a nossa filha nos incentivou para que ampliΓ‘ssemos. Colocamos calcΓ‘rio e aduboβ, conta a mΓ£e da Bianca, Araceli Viniarski Dubena.
Γber Eleandro Dubena, pai da Bianca, acrescenta que, antes era difΓcil da filha consumir verduras e legumes. βComia pouca coisa, mas depois que ela teve a participação na horta, inclusive auxiliando na que temos em casa, comeΓ§ou a aprender e gostarβ.
Elisandra Roberto, mΓ£e da aluna Maria LuΓsa, tambΓ©m aprovou o projeto. βΓ uma fase difΓcil de fazer as crianΓ§as comerem verduras e legumes, que sΓ£o tΓ£o importantes para a saΓΊde. Assim, vendo outras crianΓ§as comerem, tambΓ©m se estimulam a se alimentar de forma saudΓ‘velβ.
Ela conta que a filha antes nΓ£o gostava de cenoura. βAgora quer suco de laranja com cenoura, cenoura ralada, enfim, Γ© algo que ela passou a gostar apΓ³s o projetoβ, comemora, acrescentando: βAlΓ©m disso, as crianΓ§as chegaram em casa, incentivando os pais a fazerem a horta. LΓ‘ em casa, por exemplo, jΓ‘ tΓnhamos uma horta, mas agora Bianca puxa a orelha para ter algo plantado, ajuda a cuidar. EntΓ£o Γ© um projeto super vΓ‘lido, o professor estΓ‘ de parabΓ©nsβ.
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O instrutor continua auxiliando na manutenção da horta. JΓ‘ as crianΓ§as tΓͺm um cronograma e se dedicam duas a trΓͺs vezes por semana para cuidar das suas plantaçáes.
βTiram os matos, misturam e regam a terra. O interessante Γ© que, alΓ©m da alimentação, de incentivarem seus pais, esse projeto tem contribuΓdo ainda em relação ao comportamento das crianΓ§as em sala. Ao ter um olhar mais cuidadoso ao mexer com as plantas, faz com que se tornem mais calmos. Assim, vΓ£o aprendendo com as plantas, atΓ© essa questΓ£o dos sentimentosβ, destaca o professor.
Claro ainda disse que, dos 21 alunos, dois ou trΓͺs tinham horta em casa, antes do projeto. βHoje, pelos relatos, sΓ£o 18 famΓlias que tΓͺm hortas em suas casasβ.
Outro fato curioso, segundo o docente Γ© em relação ao consumo. A maioria dos alunos nΓ£o gostava ou nΓ£o comia verduras e legumes. βHoje, pelo menos um dos alimentos que eles produzem, eles consomem. Isso Γ© muito gratificante, porque vimos que os objetivos foram alcanΓ§adosβ.
Fonte/Apoio: DiΓ‘rio do Sudoeste β Paloma Stedile
https://www.diariodosudoeste.com.br/notβ¦/cultivando-o-futuro