PREFEITURA PARTICIPOU DA REUNIÃO DO PROJETO “PROSOLO PARANÁ” EM PATO BRANCO

{gallery}noticias/7755/imagem.JPG{/gallery}Na tarde de terça-feira o Prefeito Nilson, juntamente com o Vice-Prefeito Edson, estiveram participando de um importante evento no município de Pato Branco, que contou também com a participação do secretário de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o Presidente do Sindicato Rural de Pato Branco Oraldi Caldato, entre vários representantes de diversas empresas parceiras do projeto.

Este evento foi promovido pela secretaria de agricultura do estado, com a abordagem do projeto “PROSOLO PARANÁ”; desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria da Agricultura, Sistema FAEP, Sindicato Rural, Sistema Ocepar FETAESP, AMP, SANEPAR, APEPA, ADAPAR, EMATER, IAPAR, CODAPAR, COPEL, tendo como patrocinador a ITAIPU Binacional. É um programa integrado, que tem por objetivo promover a conservação do solo e da água, servindo de suporte ao produtor rural com ações de treinamento e pesquisa, buscando reduzir perdas econômicas, sociais e ambientais no meio rural.

O projeto contempla ações de capacitação de técnicos e desenvolvimento de pesquisas, aplicadas em conservação de solo e água. Os beneficiários do programa serão os produtores rurais que possuem problemas de degradação do solo; a adesão é voluntária, porém, o produtor notificado pelo órgão fiscalizador terá 60 dias para aderir ao programa.

Os produtores terão até o dia 29 de Agosto de 2017, para aderirem ao projeto junto a EMATER, após adesão, o agricultor terá o prazo de um ano para apresentar o projeto técnico, tendo a partir daí o prazo de até 3 anos para executar o mesmo.

Cuidar do solo e da água são fundamentais para o sustento da família do produtor rural, sem água o solo não produz. A produção sustentável é o caminho para manter o solo produtivo e garantir a renda, gerando qualidade de vida e crescimento tanto econômico quanto social.

{gallery}noticias/7755{/gallery}